0 que é cultura de massa?
~*Constitui-se por produtos da indústria cultural que se destinam a sociedade consumidora que visam satisfazer ao gosto da população.
Suas caracteristicas:
.~Quem produz é um grupo de profissionais que pertenca a uma classe social diferente de quem consome.
.~"Quem comanda é quem consome." Quem controla a cultura de massa é o publico a quem os produtos são destinados, criando assim modismos.
.~Visa lazer, como forma de passar o tempo.
O termo indústria cultural - que serviu de substituto para cultura de massas - foi criado pelos principais pensadores da Escola de Frankfurt.
A perspectiva capitalista agora domina os “bens culturais”, os espectadores são vistos cada vez mais como consumidores. Consomem as idéias e os conceitos dominantes veiculados pelos meios de comunicação de massa. Presa a necessidade de ser vendável a cultura de massa se “normaliza”, se tecnifica e tende a apontar para um senso comum, uma “fórmula do sucesso”. O produto artístico voltado para o espectador médio não pode ser chocante nem exigir mais do que uma inteligência média pode oferecer/perceber. A promessa constante de satisfação com o consumo de determinado produto é sempre adiada criando um vazio: a promessa fica por se cumprir e de forma masoquista o consumidora.Ampliando seu espectro a cultura de massa cria produtos para cada tipo de consumidor.
Os efeitos dessa cultura de massa já podem ser vistas ao redor do globo. A falta de respeito com as diferenças, a busca pela perfeição, condição humanamente impossível, nos torna casa vez mais escravos de armadilhas publicitárias, revoluções tecnológicas e tudo mais que é usado para nos afastar da condição de seres críticos, pensantes e diferentes por natureza.O princípio da dominação a partir da popularização da cultura de massa é claramente evidenciada através da televisão. Agindo como meio de comunicação predominante, falsamente rotulado como democrático e considerado o maior formador de opinião, a televisão promove e acentua a cada dia o conceito de homogeinação das mais diversas camadas sociais, contribuindo para uma massa acéfala e idiotizada, facilmente manipulável por elites unicamente interessadas em explorar de todas as formas possíveis um mercado consumidor.
Podemos concluir que a publicidade e as empresas responsáveis pela disseminação de padrões poderiam fazer o caminho inverso: o de reeducação das massas, resgate de valores anteriormente esquecidos, e a criação de uma consciência coletiva de preservação do meio ambiente.
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